blog_2

BLOG

José Fernando Chaves Barcellos

É com pesar que informamos o falecimento de nosso associado, e um dos maiores jogadores de golfe da história do Porto Alegre Country Club, José Fernando Chaves Barcellos.

Como forma de homenagem, queremos celebrar as suas conquistas e a oportunidade que todos nós tivemos em dividir tantos momentos ao lado de Barcellos.

Nascido em 13/01/1935, na cidade de Porto Alegre, Fernandão, como era carinhosamente conhecido, começou a se interessar pelo esporte ainda muito jovem, sendo introduzido no mundo do golfe por seu pai, Antônio Chaves Barcellos. Aos 12 anos de idade, em 1947, começou a ter aulas com o então professor Pablo Miguel, ainda na antiga cancha de 9 buracos, posteriormente alterada em 1948. Barcellos viu todas as transformações pelas quais o clube e nossa cancha passaram desde então.

Conhecido pela dedicação e amor ao esporte, Fernando sempre foi pioneiro no golfe e carrega consigo muitas conquistas e feitos inéditos.

Ele se tornou o primeiro vencedor do Campeonato Aberto do RS, o Sul-Brasileiro de 1951, com apenas 16 anos. Além disso, foi o primeiro gaúcho Campeão Brasileiro, em 1957. Nesta conquista, também foi a primeira vez em que um jogador fora do eixo Rio-São Paulo venceu a competição nacional.

Como jogador, venceu em sequência 7 Campeonatos Brasileiros, sendo eles de 1957 até 1963. Pelos resultados que sempre obteve, foi também o primeiro gaúcho a representar o Brasil nas mais importantes competições internacionais. Em 1955, fez parte da equipe que disputou a Copa Los Andes e, em 1960, participou do Campeonato Mundial. Barcelos foi ainda Capitão da Seleção Brasileira de Golfe e Presidente da FRGG de 1991 a 1994.

Sua existência é tão importante para nossa história que Fernando recebeu como homenagem um torneio anual com seu nome.

Outro fato interessante de sua trajetória no golfe ocorreu durante a quarta edição do Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, em 1955. O torneio foi disputado em 72 buracos medal-play, e, na categoria scratch masculina, houve um empate entre o argentino Carlos Bracht e Fernando Chaves Barcellos. Curiosamente, não houve play-off, sendo ambos consagrados campeões.

Além disso, Fernando é até hoje, entre os homens, o maior campeão do Sul-Brasileiro, tendo levantado o troféu do campeonato em 8 oportunidades.

Ainda em sua extensa lista de vitórias, Fernando Chaves Barcellos foi também o maior vencedor do Campeonato do Clube, com 15 títulos, sendo 8 de forma sequencial entre 1952 a 1959.

Ainda no esporte e para além dele, foi mentor e professor de três filhos que, igualmente ao pai, conquistaram títulos nacionais: Ana Luiza, “Nico” e Rafael Chaves Barcellos.

Deixamos aqui esta singela homenagem com a certeza de que sua vida e todas as alegrias vivenciadas em sua companhia jamais serão esquecidas!

José Fernando Chaves Barcellos

★ 13/01/1935
✝ 12/05/2022

Emilia Migliaccio is a former All=American at Wake Forest University and a member of the 2017 U.S. Jr Solheim Cup Team and 2021 U.S. Curtis Cup Team.

Deixe um comentário

LEIA MAIS

Participe do Torneio Panamericano 2023

Venha participar da edição 2023 do Torneio Panamericano, na modalidade Stroke Play! Confira as categorias abaixo e participe! Categorias:Somente CavalheirosScratch (somente ranking)Até 13,5 de index (escudo)De 13,6 até 28 de index Confirme sua presença e realize o agendamento do Tee

Leia mais

Taça Mensal Damas (22.06)

Na próxima quinta-feira (22.06), acontece a Taça Mensal das Damas – Stroke Play, Categoria Única, Especial Junina.  Realize o Agendamento do Tee Time via Aplicativo. Esperamos vocês! Participe!

Leia mais