Luta, Sonhos e Representatividade: a mulher no Golfe

BLOG

Luta, Sonhos e Representatividade: a mulher no Golfe

A luta pela reivindicação dos direitos das mulheres é constante. Dentro do mundo dos esportes, por muitos anos apenas homens ganhavam espaço e destaque. No golfe não foi diferente. Com o seu surgimento registrado em torno do século XV, a modalidade era exclusiva para homens, abrindo espaço para que mulheres disputassem torneios amadores apenas no século XIX. Porém, no ano de 1944, o público feminino conquistou o direito de jogar profissionalmente.


Manter a presença feminina dentro do cenário é um desafio por se tratar de um esporte com um público majoritariamente masculino. Para ajudar na inclusão das mulheres existem torneios internacionais que se destinam a esse público, como o Ladies European Tour, o Omega Dubai Ladies Classic, o British Women ‘s Open e a Ladies Professional Golf Association. No Brasil, também contamos com eventos como o Campeonato Brasileiro de Golfe e os abertos regionais.


O dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, é dedicado para a conscientização sobre a desigualdade de gênero e a valorização das mulheres.

Pensando nisso, resgatamos a memória de duas golfistas do PACC que demonstram para o mundo a competência e comprometimento do golfe feminino.

Elisabeth Nickhorn

Uma das principais referências do golfe brasileiro, apelidada carinhosamente de Beth Nickhorn, desbravou o mundo com a sua dedicação e compromisso com o esporte. Beth começou sua carreira de forma inocente ao visitar o Porto Alegre Country Club em uma edição do Sul-Brasileiro e se apaixonou de imediato.


Nickhorn não se tornou profissional, mas é a maior campeã amadora da história. Na extensa lista de troféus estão:

• 17 Campeonatos Brasileiros;

• 9 Campeonatos do Aberto do Uruguai;

• 5 Campeonatos do Aberto do Chile;

• 9 vezes campeã Sul-americana;

• 20 Campeonatos Sul-Brasileiro.

Ainda contou com diversas participações no mundial amador, alcançando a 3º colocação em Portugal. Nickhorn é a recordista mundial em participações no Mundial de Golfe por equipes, com 13 convocações seguidas como jogadora e uma como capitã. Além de todos esses títulos, também conta com o número extraordinário de 12 Hole-in-one.

Luciana Bemvenuti

Nascida em Porto Alegre, Luciana Bemvenuti se apaixonou pelo golfe com apenas 11 anos de idade e cresceu jogando no Porto Alegre Country Club. Enquanto amadora, participou da seleção brasileira de golfe e conquistou o campeonato brasileiro por três anos consecutivos. Com a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, construiu a sua carreira até se tornar profissional e garantir a sua permanência na LPGA.

Luciana foi a primeira brasileira a jogar profissionalmente na LPGA. Durante a carreira profissional, conquistou as melhores colocações já registradas por jogadoras brasileiras no campeonato, mesmo após sua aposentadoria.

Em 1993, Bemvenuti foi selecionada como Caloura do Século da Conferência Sudeste (SEC) e ocupou a segunda colocação no pódio do Campeonato.

Ao longo da sua trajetória profissional, marcou presença na disputa de diversos torneios renomados, como o US Open, British Open, Mercury Titleholders Championship e Chick-fil-A Charity.

Já contamos essa linda história aqui e você pode conferir o perfil completo da atleta neste link.

A participação de Nickhorn e Bemvenuti, e de tantas outras mulheres no golfe, garantiu que muitas outras se permitissem sonhar e se dedicar ao esporte, com histórias que viraram inspiração para as novas gerações. As suas representações e a memória destes feitos são importantes para manter vivo o sonho.

Para além da lembrança, novas histórias também estão sendo construídas e contadas no PACC por mulheres competentes e dedicadas. Nosso agradecimento a todas as participantes do nosso Torneio das Damas, que ocorre todas às quintas-feiras, em especial para nossa Capitã Maria Luiza Spindler dos Santos.

Dedicamos esta breve publicação à superação, o comprometimento e dedicação de todas as golfistas que por aqui já passaram. Nossa história não seria tão linda e cheia de conquistas sem a presença de vocês junto com a gente.

Emilia Migliaccio is a former All=American at Wake Forest University and a member of the 2017 U.S. Jr Solheim Cup Team and 2021 U.S. Curtis Cup Team.

Deixe um comentário

LEIA MAIS

Participe do Torneio Panamericano 2023

Venha participar da edição 2023 do Torneio Panamericano, na modalidade Stroke Play! Confira as categorias abaixo e participe! Categorias:Somente CavalheirosScratch (somente ranking)Até 13,5 de index (escudo)De 13,6 até 28 de index Confirme sua presença e realize o agendamento do Tee

Leia mais

Taça Mensal Damas (22.06)

Na próxima quinta-feira (22.06), acontece a Taça Mensal das Damas – Stroke Play, Categoria Única, Especial Junina.  Realize o Agendamento do Tee Time via Aplicativo. Esperamos vocês! Participe!

Leia mais