É com pesar que informamos o falecimento de nosso associado, e um dos maiores jogadores de golfe da história do Porto Alegre Country Club, José Fernando Chaves Barcellos.
Como forma de homenagem, queremos celebrar as suas conquistas e a oportunidade que todos nós tivemos em dividir tantos momentos ao lado de Barcellos.
Nascido em 13/01/1935, na cidade de Porto Alegre, Fernandão, como era carinhosamente conhecido, começou a se interessar pelo esporte ainda muito jovem, sendo introduzido no mundo do golfe por seu pai, Antônio Chaves Barcellos. Aos 12 anos de idade, em 1947, começou a ter aulas com o então professor Pablo Miguel, ainda na antiga cancha de 9 buracos, posteriormente alterada em 1948. Barcellos viu todas as transformações pelas quais o clube e nossa cancha passaram desde então.
Conhecido pela dedicação e amor ao esporte, Fernando sempre foi pioneiro no golfe e carrega consigo muitas conquistas e feitos inéditos.
Ele se tornou o primeiro vencedor do Campeonato Aberto do RS, o Sul-Brasileiro de 1951, com apenas 16 anos. Além disso, foi o primeiro gaúcho Campeão Brasileiro, em 1957. Nesta conquista, também foi a primeira vez em que um jogador fora do eixo Rio-São Paulo venceu a competição nacional.
Como jogador, venceu em sequência 7 Campeonatos Brasileiros, sendo eles de 1957 até 1963. Pelos resultados que sempre obteve, foi também o primeiro gaúcho a representar o Brasil nas mais importantes competições internacionais. Em 1955, fez parte da equipe que disputou a Copa Los Andes e, em 1960, participou do Campeonato Mundial. Barcelos foi ainda Capitão da Seleção Brasileira de Golfe e Presidente da FRGG de 1991 a 1994.
Sua existência é tão importante para nossa história que Fernando recebeu como homenagem um torneio anual com seu nome.
Outro fato interessante de sua trajetória no golfe ocorreu durante a quarta edição do Campeonato Aberto Sul-Brasileiro de Golfe, em 1955. O torneio foi disputado em 72 buracos medal-play, e, na categoria scratch masculina, houve um empate entre o argentino Carlos Bracht e Fernando Chaves Barcellos. Curiosamente, não houve play-off, sendo ambos consagrados campeões.
Além disso, Fernando é até hoje, entre os homens, o maior campeão do Sul-Brasileiro, tendo levantado o troféu do campeonato em 8 oportunidades.
Ainda em sua extensa lista de vitórias, Fernando Chaves Barcellos foi também o maior vencedor do Campeonato do Clube, com 15 títulos, sendo 8 de forma sequencial entre 1952 a 1959.
Ainda no esporte e para além dele, foi mentor e professor de três filhos que, igualmente ao pai, conquistaram títulos nacionais: Ana Luiza, “Nico” e Rafael Chaves Barcellos.
Deixamos aqui esta singela homenagem com a certeza de que sua vida e todas as alegrias vivenciadas em sua companhia jamais serão esquecidas!
José Fernando Chaves Barcellos
★ 13/01/1935
✝ 12/05/2022