Luciana Bemvenuti - Crédito-Divulgação Porto Alegre Country Club - site

BLOG

Luciana Bemvenuti: conheça a gaúcha que apresentou o golfe brasileiro para o mundo

Em 1994, a gaúcha Luciana Bemvenuti se tornou a primeira golfista brasileira a participar da principal liga do esporte profissional, a LPGA, nos Estados Unidos 

A história de amor entre Luciana e o golfe começou ainda na infância e atravessa gerações. O seu avô, Ney Cladas, já experiente dentro do esporte, foi quem incentivou a neta a realizar uma aula experimental no Porto Alegre Country Club (PACC), quando ela tinha apenas 11 anos de idade. A partir deste momento, se criou uma relação de afeto pelo esporte e ela encontrou no PACC uma rede de apoio e a infraestrutura necessária para impulsionar sua carreira. Foi a partir das aulas com os professores do clube que ela desenvolveu as habilidades que a acompanhariam durante toda a trajetória de sucesso. 

Destaque dentro do cenário amador no Brasil e na América do Sul, Luciana Bemvenuti participou da seleção brasileira de golfe feminino durante 10 anos e conquistou o campeonato brasileiro por três vezes consecutivas. A visibilidade alcançada com seus feitos rendeu a ela uma bolsa de estudos que oportunizou sua profissionalização como esportista.   

Ao se transferir para os Estados Unidos, para estudar na Universidade da Georgia, onde ingressou como atleta de golfe, Luciana teve a certeza que seu sonho de se tornar profissional estava se concretizando. Em 1993, foi selecionada como Caloura do Século da Conferência Sudeste (SEC) por sua universidade e ocupou a segunda colocação no pódio do Campeonato da SEC. 

Durante dois anos intercalando as aulas na universidade com os treinamentos, ela viu seu sonho se realizar em 1995.  A porto-alegrense passou por diversos desafios no seu período de início, mas a consolidação como profissional ocorreu ao participar do Futures Tour onde terminou em quinto lugar na classificação geral, e no mesmo ano conquistar primeiro lugar no torneio Qualifying School, garantindo seu ingresso na maior liga de golfe do mundo, o LPGA Tour.  

Durante a carreira profissional, conquistou as melhores colocações já registradas por jogadoras brasileiras no campeonato, mesmo após sua aposentadoria. Tendo sido a primeira brasileira a disputar a LPGA, abriu espaço que outras jogadoras do Brasil e da América do Sul acreditassem que investir no esporte era possível. 

Ao longo da sua trajetória profissional, marcou presença na disputa de diversos torneios renomados, como o US Open, British Open, Mercury Titleholders Championship e Chick-fil-A Charity.  Registrou o seu melhor resultado no ano de 98, onde ocupou a quarta colocação no Longs Drugs Challenge da LPGA.  

Em 2005, após 14 anos nas canchas como jogadora profissional, participando de diversos torneios ao redor do mundo, Bemvenuti decidiu que era a hora de encerrar sua carreira. Para esse momento tão especial, escolheu o Women’s World Cup of Golf, em Sun City – África do Sul, torneio disputado em dupla com a também brasileira Candy Hanneman.  

Com sua aposentadoria dos campos como competidora, a gaúcha tornou-se a treinadora principal no Country Club de Roswell em Roswell, localizado no estado da Georgia, nos Estados Unidos, onde executa seu trabalho há mais de 14 anos. 

Emilia Migliaccio is a former All=American at Wake Forest University and a member of the 2017 U.S. Jr Solheim Cup Team and 2021 U.S. Curtis Cup Team.

Deixe um comentário

LEIA MAIS