10.05__-_trofeu-1

BLOG

Nosso símbolo eternizado em um troféu

Conhecido como “o eucalipto do 18” no meio golfístico local e nacional, esta árvore é o símbolo informal do Porto Alegre Country Club.

Localizada à esquerda do green do 18 e em frente à sede social, trata-se, segundo o engenheiro florestal e golfista há 50 anos, Cláudio R. Obino, de um exemplar de Eucaliptus Saligna Smith, com aproximadamente 70 metros de altura, em formato de losango ou “copa bandeira”, com base de 2 metros e 4 de perímetro. Ainda segundo Obino, esta árvore foi certamente plantada por volta de 1925, antes da fundação do Clube e, portanto, está prestes a completar 100 anos.

Cabe destacar que quando da construção dos segundos nove buracos, prontos apenas em 1949, o argentino Pablo Miguel então responsável pelo “design” da cancha e obra em si, teve a habilidade de perceber a árvore que ali estava se formando e instalou o green do 18 em posição estratégica, a fim de não prejudicar sua insolação, cuidando para que ela não interferisse no jogo e apenas emoldurasse a cancha.

Conta-se que, em uma ocasião, há uns 40 anos atrás, um sócio do clube cruzou em algum campo da Europa com o grande golfista argentino e na época um dos melhores do mundo, Roberto De Vicenzo, e este ao saber da origem do interlocutor foi logo perguntando: “e o eucalipto do 18, segue firme lá?”

Durante os anos de 1970, um poderoso raio o atingiu, queimando boa parte de sua estrutura, zerando 80% de sua folhagem e dando a todos a impressão de que ele não sobreviveria. Pois o eucalipto foi se regenerando e, após uns poucos anos, voltou a ostentar a magnífica estampa que tinha antes do episódio.

Em 2014, foi inaugurada uma placa em homenagem a esta árvore que tanta beleza empresta ao Clube e que está ao pé de sua estrutura.

Neste ano, ganhou ainda mais destaque e se tornou a figura presente nos troféus do 72º Campeonato Sul-Brasileiro de Golfe.

Agora, os campeões carregam consigo uma parte da nossa história!

Emilia Migliaccio is a former All=American at Wake Forest University and a member of the 2017 U.S. Jr Solheim Cup Team and 2021 U.S. Curtis Cup Team.

Deixe um comentário

LEIA MAIS

Participe do Torneio Panamericano 2023

Venha participar da edição 2023 do Torneio Panamericano, na modalidade Stroke Play! Confira as categorias abaixo e participe! Categorias:Somente CavalheirosScratch (somente ranking)Até 13,5 de index (escudo)De 13,6 até 28 de index Confirme sua presença e realize o agendamento do Tee

Leia mais

Taça Mensal Damas (22.06)

Na próxima quinta-feira (22.06), acontece a Taça Mensal das Damas – Stroke Play, Categoria Única, Especial Junina.  Realize o Agendamento do Tee Time via Aplicativo. Esperamos vocês! Participe!

Leia mais